10 filmes sobre educação que você deve assistir

São muitas as influências que o cinema possui nas nossas vidas. Independente do gênero do filme assistido, podemos aprender muito com suas histórias e narrativas. Para o campo da educação, os filmes podem ser utilizados como uma excelente ferramenta para reforçar ou validar o que é aprendido em sala de aula. Por isso, separamos uma lista com 10 filmes sobre educação que você deve assistir.
Além disso, você sabe quais são as influências dos filmes como um campo do audiovisual na educação? Se você quer saber mais sobre esse assunto e conferir os títulos que selecionamos, continue a leitura.
Confira sobre o conteúdo por tópico:

O que os filmes podem ensinar sobre educação?
Em primeiro lugar, se pararmos para analisar os filmes que assistimos, cada um mostra um aprendizado. Se uma criança ou adolescente está na escola, o que ele assiste na televisão pode mostrar as temáticas existentes no mundo. Como as pessoas viviam em determinada época, os espaços geográficos, as relações sociais, etc., podem ser exibidas no cinema. Dessa forma, os indivíduos em formação podem entrar em contato com diferentes experiências, culturas e costumes de um determinado grupo ou sociedade através dos filmes.
No campo da educação, os filmes podem ser utilizados como ferramenta no processo de aprendizagem dos alunos. Muitos títulos do cinema que abordam sobre educação, podem ser exibidos e discutidos em sala de aula, a fim de reforçar o conteúdo passado. Além disso, o professor poderá exibir um título como objeto de estudo, para compreender o comportamento de cada sociedade ao longo da história. São inúmeras as maneiras que os filmes podem ser aproveitados como auxílio para a educação, em diferentes áreas do conhecimento.
Receba Novidades
10 filmes sobre educação que você deve assistir
Por isso, selecionamos 10 filmes que falam sobre a educação, seja com um toque de comédia ou drama, esses títulos carregam muitas histórias. Com personagens mais reflexivos, professores como protagonistas ou líderes estudantis, cada enredo busca dar significado ao processo de aprendizagem. Confira a nossa seleção, a seguir:
Sociedade dos Poetas Mortos
O primeiro da nossa seleção de filmes sobre educação é Sociedade dos Poetas Mortos. O clássico filme dos anos 80, aborda diversos temas pertinentes na fase adolescente. Protagonizado por Robin Williams, no papel de professor, leva os alunos a muitas reflexões sobre as questões familiares, projeto de vida e autoridade. Além disso, o ganhador do Oscar, faz refletir sobre a importância da arte na formação humana, com sensibilidade e humor.
A Onda
A Onda é um poderoso filme sobre as influências externas no processo de aprendizagem dos estudantes, sobretudo, os jovens. Tudo começa quando Rainer, um professor eleito para assumir uma turma do ensino médio, dá importantes ensinamentos para os estudantes. Ao desafiar os alunos a criar um movimento pautado na autocracia, as coisas saem do controle. O movimento perpassa os muros da escola, causando muitas confusões e problemas.
Escritores da Liberdade
Em Escritores da Liberdade, pautas importantes da atualidade são postas em jogo na história. No papel de professora, a atriz Hillary Swank, conduz uma turma de alunos com diferentes problemas sociais. Além disso, o filme também reflete sobre a escassez de recursos para professores e líderes que querem implementar mudanças significativas nas instituições. Ele mostra, também, a importância da expressão individual como ponte para o autoconhecimento e a confiança em si mesmo.
Ao mestre com carinho
O clássico filme dos anos 60, Ao mestre com carinho, é um título que aborda as questões raciais no Reino Unido. Interpretado pelo ator Sidney Poitier no papel de “mestre”, o filme nos revela as consequências da hostilidade e os conflitos étnicos. Após o seu lançamento, a música “To sir, with love” cantada por Lulu, fez muito sucesso no mundo todo, sobretudo como homenagem para os educadores.
Escola de Rock
Para quem curte um filme de comédia, vai se identificar com Escola de Rock. Com lançamento em 2003, o filme conta a história de um professor que quer transformar seus alunos em uma banda de rock. O professor de música escreve seus alunos na Batalha de Bandas, campeonato muito competitivo do colégio. Em uma aventura com muitas descobertas, o professor cria um laço de amizade com seus alunos e o resultado disso é lindo de assistir.
Mentes perigosas
Mentes perigosas apresenta a história de Louanne Johnson, uma ex-militar que se compromete em mudar a visão de mundo e a vida de um grupo de jovens. Com lançamento em 1995, o filme mostra esse grupo de jovens em uma comunidade violenta e o trabalho que Louanne tem com eles. É um filme emocionante, com uma trilha sonora que vem para completar a história.
O Substituto
No filme “O Substituto”, o professor Henry escolhe o cargo de professor substituto para não se envolver tanto nas histórias de vida dos alunos. No entanto, o protagonista se muda para uma escola pública, e tem seu objetivo corrompido ao frequentar essa escola. Com um tom mais denso que retrata sob uma perspectiva mais pessoal, o filme passa lições bem reflexivas sobre a vida. O título lida com as consequências das escolhas que fazemos.
Além da sala de aula
Além da sala de aula mostra a primeira experiência de uma jovem professora. A tutora de apenas 24 anos, leciona para uma turma de crianças de rua em um abrigo improvisado. O filme nos leva a refletir sobre os preconceitos e medos, ao passo que a professora sofre grandes mudanças em sua vida.
Entre os Muros da Escola
“Entre os Muros da Escola” apresenta a história do professor de francês, François Marin, em uma escola da periferia parisiense. Em uma árdua tarefa, em conjunto com seus outros colegas de profissão, o professor busca ensinar os alunos que possuem inúmeros problemas. Na turma, Marin encontra alunos com problemas familiares, jovens expostos à violência e tensões étnicas. Um verdadeiro desafio para o educador se desenvolver como profissional e ser humano.
Ser e ter
No filme Ser e Ter, o professor George Lopez leciona para uma sala com 12 crianças, de 4 a 11 anos de idade. O filme se passa na zona rural da França ao longo de um ano. O professor tem a missão de educar essas crianças enquanto prepara os mais velhos para os vestibulares, que vão determinar o futuro educacional deles.
Esses são apenas alguns títulos, escolhidos por nós, para mostrar a importância dos filmes na educação. Existem diversas metodologias de ensino e, aliadas a cultura, conseguem levar qualquer tipo de estudante a evoluir pessoal e academicamente.
Para assistir a todos esses filmes e muitos outros, você precisa de uma conexão de qualidade. Independente do dispositivo que você utiliza para estudar de forma remota, oferecemos os melhores pacotes de internet e celular aqui, no Melhores Ofertas. Confira, a seguir: