5 filmes para relembrar os tempos de escola

5 filmes para relembrar os tempos de escola

Kezia Kezia 26 abr 2022

Muitas vezes, durante o período escolar, não pensamos que vamos sentir falta ou iremos lembrar desse período com o sentimento de nostalgia. Mas, após sairmos dessa fase de nossas vidas, a falta dos amigos, professores, da rotina, pode nos encher o peito. Fato é que não temos como voltar no tempo, entretanto, podemos recorrer a algumas coisas para matarmos a saudade. Não sabe como? Nós, do Tudo Educação, trouxemos, como paliativo à essa situação, uma lista com os melhores filmes para você relembrar o seu tempo de escola.  

Se você é um amante de filmes e está naquele momento de relembrar os momentos vividos durante o período escolar, te aconselhamos a continuar lendo esse artigo, pois, depois de seguir nossas indicações, sua memória estará ainda mais fresca para reviver esses momentos que, com certeza, se tornam marcantes na vida de todo e qualquer estudante. Vem conferir com a gente! 

Vá direto ao ponto: 

Tempos de escola
Tempos de escola

A vida escolar  

A vida escolar pode ser repleta de momentos marcantes, já que, durante esse período, passamos por experiências novas tanto na vida pessoal, quanto na vida social. É um momento de descobertas sobre o mundo, sobre nós mesmos, e claro, um momento que nos agrega conhecimento e nos prepara para a vida futura. São os amigos, a preparação para o mercado de trabalho ou faculdade, os primeiros amores, a sede de viver novos momentos, o autocohecimento, tudo isso faz parte dessa fase da nossa vida. E é claro que os diretores de cinema não poderiam perder esse nicho tão recheado de boas tramas. Sentiu saudade de ter sua turma de amigos? Ou de tirar aquele dez na prova que você tanto se esforçou? Bom, vem com a gente que o audiovisual nos permite voltar a esses momentos, mesmo que por um curto período de tempo.  

Cinco filmes para relembrar o tempo de escola 

A gente pode até negar, mas a saudade bate e, quando menos esperamos, estamos olhando as recordações dessa fase tão marcante. Pensando nisso, escolhemos cinco filmes que retratam muito bem a vida nos tempos de escola. Tá curioso para saber quais são? Veja logo abaixo! 

1. Clube dos Cinco 

Um clássico dos cinemas não poderia estar de fora da nossa lista! Em “Clube dos Cinco”, você acompanha cinco adolescentes do ensino médio que, após cometerem alguns delitos, têm que passar o sábado na escola e fazer uma redação contando o que pensam de si mesmos, como forma de punição. Os adolescentes, que de início não são amigos, acabam descobrindo que possuem mais em comum do que realmente pensam.  

2. A Sociedade dos Poetas Mortos 

Filme de 1989, estrelado por Robin Williams, se passa em uma escola preparatória de meninos. O novo professor da turma, John Keating (Robin Williams) faz uso de novos métodos nada ortodoxos, para atingir e conquistar seus alunos. Muito mais do que um professor, Keating se torna o capitão da turma. É um ótimo filme para refletir e lembrar de como tudo é vivido com intensidade nessa fase da vida.  

3. As Vantagens de Ser Invisível 

É claro que todo adolescente, durante a época escolar, vive os seus dramas. Não seria diferente com Charlie, interpretado pelo ator Logan Lerman, um adolescente tímido que lida com questões pessoais pra lá de sérias. Mas, ao fazer amizade com Sam (Ema Watson) e Patrick (Ezra Miller), sua vida escolar e pessoal se tornam um pouco mais leves e proveitosas.  

4. Escritores da Liberdade 

A jovem professora Gruwell (Hiralry Swank), chega a uma escola tomada pela violência e por tensões raciais. Tendo em vista que os alunos se mostram cada vez mais rebeldes e sem interesse pelos estudos, a jovem e idealista professora, desenvolve métodos de ensino que retomam a confiança dos alunos e lhes mostra o seu valor.  

5. Moxie: Quando As Garotas Vão à Luta 

Ao fazer amizade com uma jovem confiante que é inspirada pelo passado corajoso de sua mãe, Emma Cunningham, interpretada pela atriz Josephine Langford, começa a escrever textos anônimos denunciando o racismo, o sexismo, o machismo e a transfobia que existe em sua escola. Não é um filme nada clichê, muito pelo contrário, é ótimo para repensar algumas atitudes problemáticas que podemos adquirir durante a adolescência.  

Nossas indicações de filmes chegaram ao fim, e esperamos que, pelo menos por um momento, sua saudade dos tempos de escola seja amenizada, e você possa lembrar dessa fase com muito carinho. Afinal, momentos importantes da nossa vida não devem ser esquecidos jamais! Agora, é só aproveitar e descobrir com quais desses filmes você mais se identifica!  

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos