A importância de pausas em longos períodos de estudo 

A importância de pausas em longos períodos de estudo 

Kezia Kezia 14 abr 2022

Sabemos que com a volta às aulas, a autocobrança faz parte da rotina da maioria dos estudantes. Em um mundo cada vez mais competitivo, não é fácil, muitas vezes, respeitar os próprios limites. Entretanto, se você deseja sucesso nos estudos, realizar pausas é realmente importante! Por quê? Vem com a gente, que hoje, nós do Tudo Educação, vamos falar um pouco sobre esse assunto. 

Vestibular, provas, processos seletivos, tudo isso faz parte da vida do jovem que está iniciando sua carreira, e nós entendemos que encarar tudo isso, não é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário, as exigências no mercado estão cada vez maiores. Por outro lado, isso não é motivo para negligenciar sua saúde mental, ok? Vamos entender, juntos, os motivos das pausas serem tão importantes. 

Jovem estudando
Jovem estudando

Planejamento dos estudos 

Antes de tudo, ter uma rotina é importante para se organizar e delimitar o tempo que você passará estudando. Pode acreditar, estudar doze horas por dia de forma direta, não é a melhor opção, se você realmente quer absorver os conteúdos estudados. Estudar com qualidade te garantirá um melhor desempenho em suas provas, sejam elas escolares, vestibulares, ou até mesmo as de concursos para empregos qualificados. Você já sabe quais serão os seus dias de focar nos estudos? Ótimo! Mas, se ainda está em dúvida, temos um artigo perfeito para você aprender como montar um cronograma de estudos. Agora iremos trabalhar qual é a melhor maneira de se organizar nesses dias. 

A importância de pausas em longos períodos de estudo 

Se você separou dias da semana para dar um gás a mais nos estudos, com conteúdos diversos, muito bem! Porém, ainda assim, é necessário que pausas sejam feitas, mesmo nesses dias. Ao estudar duas horas diretamente, o cérebro tende a diminuir a concentração, sabia? A assimilação também é afetada, e consequentemente, gera um maior desgaste mental. Nenhuma vantagem, não é mesmo? Essa preocupação com a saúde dos estudantes, já gerou, e gera, milhares de estudos e pesquisas científicas, de reconhecidas autoridades. São especialistas médicos, cientistas, pedagogos e muitos outros, que se dedicam a ajudar a saúde mental e física daqueles que tem que estudar por muitas horas.

Os intervalos servem para você se distrair, comer algum lanche, dar uma checada nas suas redes sociais, ou outras pequenas “distrações”. Esse é o seu tempo de intervalo, aproveite-o da forma que achar melhor. Algumas pesquisas indicam que, a partir de 50 minutos, a produtividade tende a cair, sendo necessária uma pausa de dez a vinte minutos antes de continuar. Coloque tanto o tempo de estudo, quanto o tempo de intervalo, na sua programação e siga-os. Isso te ajudará a manter a disciplina!  

A qualidade dos estudos 

Muito diferente do que costumamos pensar, os estudos devem ser qualitativos, não quantitativos. Ou seja, é fundamental manter a qualidade dos estudos, se você realmente deseja ver algum resultado. Logo, a pausa se torna primordial para descansar o cérebro, sendo possível, posteriormente, retornar ao conteúdo e manter um bom rendimento.  

Respeite seus limites 

Cada estudante possui um perfil diferente, por isso, é importante que você conheça o seu próprio ritmo, sem se comparar com os outros. Ao fazer seus planos de estudos, leve-os em conta. Cada estudante reage de uma forma, portanto, não tente “superar” ninguém. Vale ressaltar que só você sabe até que ponto será produtivo e proveitoso determinado plano de estudos. Acredite nisso e faça do seu momento de estudo, um momento prazeroso de aquisição de mais conhecimento.  

Bom, depois disso, realmente não existem motivos para você continuar com rotinas de estudos mirabolantes, e que acabam causando mal. Se planeje e não seja negligente com sua saúde física e mental. Dar um descanso para a própria mente realizando pausas, se alimentar de forma saudável, realizar outras atividades que te dão prazer, não significa estar se dedicando menos aos seus estudos. Corpo e mente funcionam em conjunto, cuidando dos dois, você notará um melhor rendimento. Agora que você sabe disso, corre para aproveitar cinquenta minutinhos de estudo e depois volta aqui para ler mais um de nossos artigos.  

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos