A importância do equilíbrio na educação

A importância do equilíbrio na educação

Kezia Kezia 09 jun 2022

Nossa conversa agora é com pais, mães e responsáveis que possuem filhos na idade escolar. Nós sabemos que a criação de um filho não é uma tarefa fácil, sobretudo, na fase escolar, onde os pequenos estão descobrindo o mundo e se descobrindo também. Muitas vezes, o instinto maternal quer falar mais alto, e acabamos protegendo-os de momentos importantes para o seu crescimento pessoal e, posteriormente, profissional. Por isso, nós, do Tudo Educação queremos conversar com você sobre a importância do equilíbrio na educação. Vamos lá? 

Muito possivelmente você já pegou seu filho estressado, por não conseguir identificar qual o país está naquela região do mapa, qual é o tempo verbal de uma determinada palavra, como funciona aquela equação, entre outras questões que, nos tempos de escola, podem nos virar a cabeça. E mais do que isso, sabemos que, às vezes, a vontade de simplesmente dar a resposta certa fala mais alto, só para findar aquela agonia. Entretanto, será esse o melhor caminho? Vem descobrir com a gente! 

A importância do equilíbrio na educação de seu filho
A importância do equilíbrio na educação de seu filho

Vá direto ao ponto: 

A importância do auxílio familiar nos estudos 

De acordo com a psicologia, é de suma importância que os pais ou responsáveis sejam ativos em suas atividades escolares. Sanando dúvidas, estimulando a busca pelo conhecimento, e claro, se mostrando presentes nessa fase da vida dos filhos. Dessa forma, separamos três dicas que podem fazer total diferença na relação escola-filho-responsáveis. Confira logo abaixo! 

Demonstre interesse pelo que seu filho está fazendo na escola 

Faça perguntas, se mostre interessado pelas matérias e pelas coisas novas que ele vem aprendendo. Para nós, que já passamos dessa fase, pode ser que não pareça grande coisa, mas você deve sempre lembrar que esse é o momento em que seu filho está descobrindo coisas novas. Então, demonstrar que você também está empolgado, fará com que ele se sinta valorizado e importante. 

Ajude-o na lição de casa 

Aqui não falamos, necessariamente, sobre dar as respostas certas para o seu pequeno. Mas, tire esse momento para acompanhar de perto o que ele tem feito, como ele se comporta diante das atividades propostas e, claro, se mostre disponível para eventuais dúvidas que podem surgir. Além do auxílio, esse é um ótimo momento para criar laços importantes com seu filho. 

Converse com os professores do seu filho 

Para muitos, a conversa entre seus pais e seus professores pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas, tente mostrar ao seu filho que isso não é uma forma de punição. Pelo contrário, saber como anda o seu desempenho na escola é primordial, para você poder entender pontos que precisam ser melhorados, e assim, oferecer uma maior ajuda nesse momento. Além disso, os professores são preparados para lidarem com esse tipo de situação, então, nada melhor do que pegar uma dica com eles, não é mesmo? 

A importância de estimular a independência de crianças e adolescentes 

Nós sabemos que, para alguns pais, viver os momentos cruciais da vida de seus filhos, pode ser doloroso. Mas, por outro lado, não precisa ser assim. Esses momentos podem servir como um ótimo caminho para o diálogo e, como já citamos, para estimular a independência deles. 

Incentive a resolução de problemas 

É normal que nesse período, seu filho enfrente desafios que ainda não conhece. Aproveite esses momentos para repassar o seu conhecimento, e incentive-o a resolver seus problemas por si mesmo. Mostre que você está por perto, mas permita que ele encontre formas de solucionar suas dificuldades. 

Ensine sobre frustração 

Algo que pode ser frustrante na vida de toda criança e adolescente, é o resultado de provas e testes. É importante que você mostre a ele que a frustração existe, e que você não está ali para puni-lo. Mostre que ele deu o seu melhor, e que você está pronto para lhe dar apoio não só dessa vez, mas, em todas às vezes que precisar.  

Ajude o seu filho a organizar um cronograma de estudos 

Para que ele estude de maneira autônoma, é importante a criação de um cronograma de estudos. Você, como responsável, entenderá os melhores horários para que isso possa ser feito. Então, sente com seu filho e, juntos, criem um cronograma que fará sentido em relação à rotina vivida.  

Como manter o equilíbrio? 

Sabemos que manter o equilíbrio pode ser difícil, mas, é isso é essencial para que seu filho cresça de forma saudável, sabendo que pode contar com você, mas que também saiba passar pelos percalços do mundo.  

É de suma importância manter uma boa relação com seus filhos, e, principalmente, com a instituição de ensino em que ele está matriculado. Assim, você pode acompanhar de perto todo o desempenho dele. 

Esteja pronto para ajudar, entretanto, permita que ele viva seus momentos de liberdade e descobertas. É a melhor maneira de contribuir para o seu crescimento pessoal e estudantil.  

Gostou das dicas? Esperamos que elas sirvam para sua evolução na relação entre pai e filho. E já que estamos aqui, confira mais alguns de nossos artigos e compartilhe com ele!  

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos