As principais guerras que o Brasil participou

As principais guerras que o Brasil participou

Emi Emi 17 maio 2022

Você sabe quais as principais batalhas em que o Brasil já esteve? Nosso país já esteve em confrontos com outras nações e já passou por conflitos internos. Você alguma vez já teve curiosidade em saber sobre quais conflitos o Brasil participou?

Nesse sentido, nós, do Tudo Educação, selecionamos para você uma explicação sobre as principais guerras que o Brasil participou. Quer conferir se conhece todas elas? Vem com a gente!

Vá direto ao tópico de seu interesse:

Quadro de Augusto Ballerini retratando a Batalha de Ituzaingó, que aconteceu, fevereiro de 1827
Quadro de Augusto Ballerini retratando a Batalha de Ituzaingó, ocorrida em fevereiro de 1827

Principais guerras que o Brasil participou

Ao longo de diversos anos de história, foram muitos os conflitos em que o Brasil esteve presente, seja de forma moderada ou notável.

Houve disputas entre países, em que foram necessárias criações de alianças e tratados. Além disso, houve, também, conflitos internos que repercutiram na história do nosso país. Você pode conferir abaixo alguns desses confrontos com outras nações.

Guerra da Cisplatina

Na Guerra da Cisplatina foram envolvidos Brasil e Argentina. Tudo começou com a disputa pelo domínio da Província da Cisplatina, o atual Uruguai. Assim, o conflito se datou após a declaração da independência do Brasil, ocorrido entre os anos de 1825 até 1828.

Em 1680, a região da Cisplatina foi instituída por Portugal, entretanto passou ao domínio espanhol em 1977. Antes da independência do Brasil, tentaram trazer a região de volta ao domínio português, porém, isso ocorreu apenas em 1822, sob comando de D. Pedro I.

Então, no ano de 1825, o político e militar uruguaio Juan Antonio Lavalleja organizou uma rebelião e forçou o exército nacional a confrontar a Argentina e o grupo que lutava por liberdade local. Após os anos de disputa da região, a independência foi obtida e deu origem à República Oriental do Uruguai.

Guerra do Paraguai

De antemão, o conflito envolveu Brasil, Argentina e Uruguai. Nesse caso, os países se uniram para enfrentar o Paraguai.

O Paraguai estava tentando dominar as rotas de navegação do Rio Paraguai. Essa movimentação fez com que uma embarcação brasileira fosse confiscada, o que fez com que o Brasil reagisse e iniciasse um confronto armado.

Por conta disso, Brasil, Argentina e Uruguai assinaram o Tratado da Tríplice Aliança, em maio de 1865. Foram registradas muitas mortes em ambos os lados, mas, o com esse tratado, conseguimos a vitória. O lado mais abalado foi o do Paraguai, que sofreu um grande massacre, e o fim do conflito se deu pela morte por execução do presidente paraguaio Solano López, em 1870.

Primeira Guerra Mundial

A princípio, o Brasil teve participação ativa nos conflitos da Primeira Guerra Mundial, principalmente pelo ataque que as embarcações brasileiras sofreram na Europa.

Assim, o governo se colocou ao lado da Tríplice Entente, aliança formada pela Inglaterra, Rússia e França, e enviou o que era necessário para suas forças, como navios, medicina, suprimentos, dentre outros.

A participação foi breve, mas teve impacto no crescimento do país em um panorama mundial. Assim, o Brasil pôde aumentar em nível de exportações e indústria.

Segunda Guerra Mundial

Nesse outro conflito mundial, o Brasil teve, novamente, suas embarcações atacadas. Por conta disso, o país se aliou a outras nações para confrontar o Japão, a Itália e a Alemanha.

Dessa maneira, quebrou as relações comerciais e diplomáticas com os inimigos. Além disso, já havia enviado militares à Itália, para ajudar combatentes que estavam na região.

Invasão da República Dominicana

Houve também a Invasão da República Dominicana, em 1965. O acontecimento foi liderado pelos Estados Unidos da América, de acordo com seus interesses.

Assim, o Brasil adentrou o conflito, enviando um grupo de mais de mil soldados para fazer parte da operação. Isso ocorreu no intuito de minar uma revolta armada e uma revolução.

Documentário sobre as guerras do Brasil

A série documental disponível na Netflix, “Guerras do Brasil.doc”, apresenta 5 episódios, de 26 minutos cada um. Cada capítulo mostra diferentes versões e fatores das principais guerras armadas na história do país.

Logo, a narrativa é traçada pelos depoimentos de especialistas em cada conflito e em história do Brasil. São inclusas imagens, como ilustrações e fotografias de arquivo, aliadas à trilha sonora conectada.

Você pode procurar a série para visualizar os acontecimentos dos confrontos e compreender melhor a história de nosso país. Os títulos dos episódios são: As Guerras da Conquista, A Guerra dos Palmares, A Guerra do Paraguai,  A Revolução de 1930 e Universidades do Crime.

Em suma, o Brasil esteve presente em diversos conflitos, seja direta ou indiretamente. Em outras palavras, o país foi decisivo em alguns confrontos, criando alianças, montando grupos ou enviando recursos.

E você, sabia de tudo isso sobre cada conflito? Ou vai buscar se informar mais sobre as guerras que o Brasil esteve envolvido? Então, fique por aqui! No Tudo Educação você tem acesso a esse e outros assuntos relacionados.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos