Cinco professores que mudaram o mundo

Cinco professores que mudaram o mundo

Kezia Kezia 18 jul 2022

Vamos voltar aos tempos de escola? Quem é ou era o seu professor favorito? Afinal, nós sempre temos aquele apego por um determinado docente, seja por ser da nossa matéria favorita, pela didática, simpatia ou por ser aquele professor amigo dos alunos. A verdade é que eles nos mudam completamente: nos dão uma nova visão sobre nosso presente e ainda conseguem ampliar nosso horizonte para o futuro.

Que a educação é um ponto importantíssimo, você, leitor do Tudo Educação, já está cansado de saber, não é mesmo? Então, por que não fazer um artigo enaltecendo alguns professores que contribuíram para que determinados conceitos pudessem ser expandidos ao redor de todo o mundo? Pensando nisso, nós do Tudo Educação trouxemos cinco professores que, não só mudaram a vida dos seus alunos, mas também modificaram o mundo. Continue lendo para conhecer! 

Vá direto ao ponto: 

Professora escreve na lousa
Os professores são nossos maiores apoiadores durante nosso desenvolvimento. Conheça mais sobre alguns que mudaram o mundo!

A importância da educação 

Como já falamos sobre esse assunto, faremos um breve resumo sobre a importância da educação na vida de cada cidadão. 

A educação é primordial, não apenas durante a alfabetização, por exemplo, mas também por toda nossa formação como cidadãos. Afinal, conhecer e aprender mais sobre o mundo, é também uma forma de descobrir mais sobre si mesmo, não é mesmo?

Além disso, o ambiente escolar é o carro-chefe para o início das relações sociais. Isso porque se trata de um local onde as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes, aprendendo a viver em sociedade.  

Por isso, todo professor carrega uma grande importância na vida de cada aluno que frequenta a sua sala de aula, podendo mudar vidas e carreiras. Isso por meio do ensino humanizado, considerando cada aluno como um indivíduo único, dotado de vontades, habilidades e talentos únicos.

Qual foi o professor que mudou a sua vida? Aquele que, apesar do passar dos anos, você não esquece? Enquanto você lembra do seu professor favorito, confira abaixo professores que foram importantes para toda a sociedade.  

Cinco professores que mudaram o mundo 

Paulo Freire 

Não teríamos como fazer esse artigo sem citar o educador e filósofo de Recife. Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais importantes da pedagogia mundial. Afinal, ainda nos dias de hoje, seus métodos, amplamente reconhecidos ao redor do mundo, são usados na maioria das escolas brasileiras.  

O patrono da educação no Brasil se destacou por exercer um trabalho direto com a educação popular, voltada tanto para a escolarização quanto para a criação do pensamento crítico e político. 

Você pode conhecer mais sobre o educador lendo seu livro “Pedagogia do Oprimido”. Fica a dica, hein? 

Stephen Hawking 

Stephen Hawking foi um físico teórico, cosmólogo e professor britânico, nascido em Oxford. Hawking é considerado um dos maiores cientistas do nosso século. O motivo? Dentre seus trabalhos científicos de reconhecimento mundial estão as teorias como a de espaço-tempo e a do funcionamento de buracos negros.  

Quer conhecer mais sobre a história de Stephen Hawking? Saiba que antes de falecer, o professor deixou mais de dez livros de sua autoria. Um dos mais famosos se chama “Uma Breve História do Tempo”. Vale a pena conferir e prestigiar a memória de um dos professores mais importantes de todos os tempos! 

Anísio Teixeira 

Baiano, nascido na cidade de Caetité, Anísio Teixeira foi um educador, jurista, escritor e intelectual brasileiro. Anísio foi o responsável pelas principais mudanças na do nosso país durante o século 20. Além disso, é considerado o pioneiro na implementação de escolas públicas e defendeu o acesso a um ensino integral para todos, que além de gratuito, fosse laico e obrigatório. 

Para conhecer mais sobre Anísio Teixeira e suas ideias, nós do Tudo Educação indicamos o livro de sua autoria, “Pequena Introdução à Filosofia da Educação”. Nada como valorizar nossos educadores que fizeram história, certo? 

Angela Davis 

Professora, escritora, filósofa e intelectual, Davis nasceu no Alabama (EUA). Angela Davis se tornou referência após lutar a favor do direito das mulheres e contra a discriminação social e racial nos Estados Unidos. Além disso, ainda hoje, aos 77 anos, Ângela é professora do Departamento de História da Universidade da Califórnia, dando palestras pelo mundo, inclusive no Brasil.  

Indicação de livro? Poderíamos citar vários, mas para começar, inicie sua leitura com “Uma Autobiografia”. 

Hannah Arendt 

Nascida na Alemanha, Hannah Arendt foi uma professora e filósofa política de origem judaica. Foi uma das vozes mais importantes do século 20, conhecida como “a pensadora da liberdade”. Por defender a importância da igualdade e da liberdade política, seus estudos até hoje são considerados pilares das democracias modernas. Durante o período do regime nazista, Hannah se mudou para os Estados Unidos. Lá, se tornou professora da Universidade de Chicago e da New School Social Research, da cidade de Nova Iorque.  

Quer conhecer mais sobre Hannah Arendt? Leia “Homens em Tempos Sombrios”. 

Nossa lista termina por aqui! Mas esperamos que você continue a sua pesquisa sobre educadores que deram suas vidas em prol de uma sociedade com educação de qualidade para todos. Não se esqueça que você também usufruiu dos benefícios que foram resultados dessa luta. 

Nós, do Tudo Educação, esperamos que você tenha gostado e continue acompanhando nossos artigos. Aqui, a educação é o que nos move! Até a próxima!   

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos