Como funciona o ingresso nas Universidades Públicas 

Como funciona o ingresso nas Universidades Públicas 

Kezia Kezia 24 maio 2022

Ingressar em uma universidade pública é o sonho de muitos estudantes. Mas, nem sempre a parte burocrática fica tão clara, o que faz com que vários percam suas vagas e, até mesmo, nem tentem o ingresso. Pensando nisso, o Tudo Educação vem explicar um pouco de como funciona a entrada na universidade dos sonhos. Vem conferir! 

O fato é que desembolsar uma certa quantidade de dinheiro todos os meses para pagar a faculdade pode pesar no bolso de muita gente. Por isso, existem bolsas e programas governamentais que te auxiliam nesse momento. Mas, além disso, existem as universidades públicas que não exigem uma mensalidade. Ficou interessado? Então, continue lendo para saber mais! 

Vá direto ao ponto: 

Como ingressar em Universidade Pública
Como ingressar em Universidade Pública?

Entendendo um pouco mais sobre o ENEM 

Nós sabemos que, ao ouvir falar sobre o ENEM, muitas pessoas ficam nervosas, ansiosas, ou preferem não falar sobre o assunto! Mas, calma! O Exame Nacional do Ensino Médio pode ser um grande aliado no seu ingresso. Veja abaixo: 

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece todos os anos, e funciona como uma prova de admissão ao ensino superior. Criado no ano de 1998 pelo INEP em parceria com o Ministério da Educação (MEC), atualmente é o maior exame de ingresso nas universidades do país. 

O ENEM é realizado em duas datas. Na primeira, o aluno realiza uma prova com 90 questões de múltipla escolha, distribuídas em 45 questões de linguagens, ou seja, português, interpretação de texto, inglês ou espanhol, educação física e artes. Além disso, as outras 45 questões estão distribuídas em questões de ciências humanas, onde você encontrará perguntas sobre história, geografia, filosofia e sociologia. Por fim, deverá realizar uma redação dissertativa-argumentativa, de acordo com o tema proposto. 

Já no segundo dia, você encontrará 45 questões sobre ciências da natureza, que inclui biologia, física e química. Mais 45 questões sobre matemática e sua tecnologias.  

Administre o seu tempo 

Antes de falarmos sobre como você pode utilizar o ENEM para ingressar em uma universidade pública, vamos falar sobre como você pode administrar o seu tempo de prova.

Nenhuma prova costuma ser fácil, e nós sabemos disso! Entretanto, saber como utilizar o seu tempo de prova, pode ser primordial para que você se saia ainda melhor no exame. 

  • Se você já sabe qual o curso que deseja realizar, vale a pena pesquisar quais são os temas de maior peso (maior nota) para aprovação, e assim, pode focar ainda mais em questões específicas. Quer um exemplo? Se o seu desejo é cursar Letras na Universidade de São Paulo, a prova de linguagens possui um peso maior que do que a prova de matemática. Logo, deixar um tempo maior para a prova de linguagens, pode garantir uma nota maior, mesmo que você não vá tão bem no segundo dia; 
  • Para algumas pessoas, saber o tema da redação logo ao abrir a prova pode funcionar bem. Pois, de forma sútil, enunciados de algumas questões podem te dar dicas de como seguir seu texto;  
  • Leia os enunciados atentamente, e grife as palavras que mais considerar importantes; 
  • Leia todas as alternativas e elimine aquelas que fizerem menos sentido para você; 
  • Ao ler o tema da redação, leia também os textos motivacionais e extraia o máximo de informações que conseguir.  

Como usar a nota do ENEM para ingressar em uma universidade pública?  

Prova realizada? Hora de usar esse notão para ingressar na universidade que tanto deseja! Para isso, primeiramente, você deve conhecer o Sisu. Se você ainda não conhece, preparamos uma explicação bem rápida para você ficar por dentro! 

O que é o Sisu? 

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, funciona como um grande vestibular e de abrangência nacional. Também desenvolvido pelo MEC, o sistema tem como intuito selecionar candidatos para ingressarem nas universidades públicas. A seleção é feita através da pontuação obtida através do ENEM. Ou seja, você deve ter realizado a última edição da prova para que sua nota seja válida. 

Cada universidade pública disponibiliza um certo número de vagas por curso para os ingressantes que concorrerão através do Sisu.  

O ingresso 

Após realizar a prova, fique atento para a abertura do Sisu, a inscrição acontece de maneira online, e cada estudante deverá escolher o curso desejado na universidade desejada. Sim, é possível escolher uma universidade fora do seu estado de residência. As vagas serão ocupadas pelos inscritos que obtiveram as maiores notas, sendo a maior delas, o primeiro lugar, e assim, até esgotarem as vagas disponíveis. Depois? Depois é só aguardar o processo seletivo, que é feito pelo próprio sistema. 

Se ainda assim, você não for chamado no que é conhecido como “primeira chamada”, não desanime! Entre na lista de espera, que costuma, dependendo da universidade, chegar até a quarta chamada.  

Entretanto, se você foi chamado de primeira, siga os passos que estarão no próprio site e o restante ficará por conta da própria universidade. Já sentiu o cheiro de calourada aí?  

O ingresso através de vestibulares 

Por último, mas não menos importante, o ENEM não é a única maneira de você conseguir sua vaga na universidade pública. Algumas das universidades públicas ainda disponibilizam vestibulares próprios, para além do ingresso através do Sisu. É o caso da Universidade de São Paulo, que possui seu próprio vestibular: a FUVEST. Ela conta com um modelo de prova tradicional, com duas fases. No primeiro dia, você passará pela prova de língua portuguesa, com 10 questões, e uma redação. No segundo dia, você deverá responder a 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas do curso que deseja.  

Para as provas específicas de cada universidade, é importante verificar leituras especializadas de livros da literatura brasileira, habilidades exigidas no curso e estar por dentro de alguns conteúdos que, posteriormente, irá estudar. A seleção, assim como no Sisu, é feita pelo próprio sistema, e também possui lista de espera e mais outras chamadas.  

Nosso pequeno guia termina por aqui, mas esperamos que seja apenas o início de uma carreira incrível que você irá traçar! Não vai perder as datas das provas, hein?! Fique de olho!  

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos