Dicas para aprender um novo idioma

No mundo de hoje, aprender um novo idioma é mais do que um simples hobby, mas, sim, uma necessidade. Nas grandes empresas, cada vez mais há a necessidade de que seus funcionários tenham um segundo, terceiro e quarto idioma. Você não quer perder oportunidades por esse detalhe, não é mesmo? Por esse motivo, nós, do Tudo Educação, preparamos algumas dicas para que isso não se torne um problema para você. Vem conferir!
Nós sabemos que aprender um novo idioma não é uma tarefa fácil, principalmente se você já possui uma certa idade. Mas, calma lá! Não há nada que não seja resolvido com uma boa rotina de estudos e dedicação. Algumas pessoas podem desembolsar um pouco mais, outras um pouco menos, e foi pensando nesses fatores que separamos dicas para todos os tipos de estudantes. Ficou curioso? Então, continue lendo.
Vá direto ao ponto:

A importância de um segundo idioma
O mundo segue em constante evolução e as formas de comunicação o acompanharam. Com o fenômeno da globalização e a crescente internacionalização do mercado, dominar uma segunda língua se tornou algo primordial para diversos seguimentos no mercado de trabalho.
Além disso, a imersão em um novo idioma permite trabalhos no exterior, conhecer novas culturas, aumentar o repertório, e criar laços jamais imaginados. Você ainda tem dúvidas se deve aprender um novo idioma? A única dúvida agora é como isso é possível, e para te ajudar, nós estamos aqui!
Dicas para aprender um novo idioma
Com certeza você já se deparou com propagandas que prometem te deixar fluente em outra língua em um mês. Entretanto, essas propagandas ignoram, completamente, o ritmo de aprendizado de cada aluno. Então, antes da nossa lista começar, tenha algo em mente: não se compare e não se sinta frustrado por “não estar fluente dentro de um mês”. Vá no seu ritmo de aprendizado e aproveite cada segundo do seu momento de estudo. Afinal, isso não passa de propagandas extremamente enganosas!
Chega, né? Vamos à lista!
1. Descubra qual é o seu ritmo de estudos e crie uma rotina
Nós já falamos sobre cronograma de estudos, e com um novo idioma não é diferente! Cada pessoa possui uma forma de aprendizado com a qual mais se identifica: alguns por vídeos, outros por textos, leituras, outros desenvolvendo atividades, etc. Descubra qual é a forma de melhor assimilação para você e vá fundo!
2. Assista seu filme ou sua série favorita no idioma que você quer aprender
Sabe aquela sua série favorita? Sabe aquele seu filme preferido? Eles serão ótimos aliados no seu aprendizado! Assista-os na língua que quer aprender, e transforme esse momento de estudo em um momento leve e divertido. O ideal é que você assista pelo menos três vezes: a primeira com as legendas em português, a segunda com as legendas na língua escolhida e a terceira sem legendas. Dessa forma, você conseguirá prestar atenção tanto na escrita quanto na fala.
3. Escute músicas e podcasts
Com as plataformas de streaming, ficou ainda mais fácil ter acesso ao conteúdo de outros países. Então, procure por músicas no idioma que deseja aprender, e depois procure a tradução para acompanhar a letra. Com os podcasts, é possível encontrar canais que falem sobre assuntos dos quais você gosta, e seguir ouvindo durante o seu dia. É uma ótima forma para testar a sua compreensão e vocabulário.
4. Fale sozinho
Não, não é brincadeira! Por mais estranho que possa parecer, é uma ótima forma de você praticar a sua pronúncia, criando diálogos simples, que podem ocorrer no dia-a-dia. Logo, você perceberá o aumento do seu vocabulário e a melhora na pronúncia.
5. Não se preocupe com o seu sotaque
Na hora de aprender um novo idioma, muita gente se preocupa com o sotaque da língua materna. Entretanto, se você der uma olhadinha no que diz quem estuda linguística, saberá que não é nenhum erro ter sotaque. O que realmente importa é que você consiga compreender e ser compreendido! Desencana!
6. Use aplicativos no celular
Hoje em dia, temos diversos aliados no mundo dos smartphones que contribuem para esse aprendizado. Procure o aplicativo que mais se encaixe no seu ritmo de estudos e faça uso dele todos os dias! Alguns propõem desafios, outros te permitem conversar com falantes da língua que está aprendendo. Há todo um universo a ser explorado!
7. Troque o idioma do seu smartphone
Sim, mude o idioma do seu smartphone para o idioma que deseja aprender. É uma ótima maneira de se familiarizar com termos que fazem parte da sua rotina, na nova língua. Isso te ajudará no seu vocabulário, porém, se encontrar alguma dificuldade, não hesite em verificar o significado da palavra em questão.
8. Professor particular
Lembra que no início falamos sobre diferentes formas de aprendizado? Algumas pessoas podem se sentir mais confortáveis se tiverem um professor para auxiliá-los, e aí entra o papel dos professores particulares. Uma boa forma de encontrá-los é entrando em grupos de estudantes dos cursos de letras. Os valores costumam ser mais acessíveis, e o professor levará em conta o seu processo em particular.
9. Escola de idiomas
Se você está disposto a desembolsar um pouco mais, as escolas de idiomas estão aí! Mas, procure por aquela que tenha um trabalho sério e possua recomendações. Não caia nas propagandas enganosas de fluência em 30 dias, tudo bem?
10. Intercâmbio
Não é uma obrigatoriedade para aprender um novo idioma, é totalmente possível ter uma boa comunicação sem sair do país. Entretanto, se você possui essa condição, estar imerso por completo na nova língua, será uma experiência única. Não só no aprendizado do idioma, mas, também, para sua vivência como ser humano ao conhecer uma nova cultura. Atualmente, existem diversos programas de intercâmbios oferecidos com bolsas 100%, vale a pena procurar!
Bom, essas foram as nossas dicas, e esperamos que você possa aproveitá-las e ter um bom momento de estudo no novo idioma. Confira mais de nossos artigos para ficar por dentro do mundo dos estudos!
Até a próxima, adiós, goodbye, arrivederci, 再见, au revoir, verabschiedung!