EAD e o mercado de trabalho

EAD e o mercado de trabalho

Emi Emi 21 abr 2022

O ensino à distância oferece praticidade e flexibilidade à rotina, possibilitando o equilíbrio entre os compromissos do cotidiano, além de muitos outros benefícios. Contudo, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao cenário do mercado de trabalho para os estudantes que se formam por EAD.

Nesse sentido, você já teve questionamentos em relação às oportunidades de trabalho e construção de carreira, para quem se formou à distância? Então, fique por aqui! Nós, do Tudo Educação, separamos os principais pontos sobre a relação da graduação EAD com o mercado de trabalho, para esclarecer as suas dúvidas. Vem com a gente!

Vá direto ao tópico de seu interesse:

Jovem estudando em modelo EAD
Jovem estudando em modelo EAD

O ensino à distância

Antes de tudo, o que é o tão famoso EAD? Bom, o ensino à distância é uma modalidade de ensino mediada por tecnologias, em que o educador e os estudantes não ficam fisicamente no mesmo ambiente.

Assim, principalmente com a chegada da pandemia, a modalidade ficou extremamente comentada, tanto positiva quanto negativamente. Nesse sentido, surgem muitas perguntas dos estudantes que desejam saber: o mercado de trabalho aceita bem os profissionais formados nessa modalidade?

Graduação EAD e o mercado de trabalho

Em primeiro plano, a faculdade à distância é ideal para os estudantes que não podem comparecer à sala de aula presencialmente. Assim, a modalidade permite que esses estudantes adaptem os estudos à sua rotina e intercalem a graduação com seus compromissos pessoais e profissionais.

Sob esse ponto de vista, alguns estudantes ficam receosos sobre como o mercado de trabalho aceita um profissional ou técnico que tenha feito curso EAD. Em outras palavras, há casos em que muitas pessoas deixam de ingressar no curso por medo de não conseguirem espaço nas relações de trabalho. Por isso, é importante esclarecer os questionamentos, e trazer à tona as vantagens e desvantagens do ensino à distância.

Vantagens do ensino à distância

De antemão, a formação EAD não te impede de entrar no mercado de trabalho com muito sucesso. Assim, você pode ser facilmente aceito em uma vaga e construir seu plano de carreira.

Diploma

Além disso, seu diploma é igual e equivalente ao diploma de um curso presencial, podendo concorrer às múltiplas vagas de trabalho, sem distinção alguma. Ademais, a modalidade de ensino à distância desenvolve, muitas vezes, conhecimentos e habilidades valorizadas pelos contratantes.

Especialização

Seguindo esse pensamento, você pode se especializar na sua área, seguindo uma pós-graduação, também à distância. Assim, você equilibra seus compromissos, otimiza seus conhecimentos e se destaca duplamente no mercado.

Perfil do estudante EAD

Em geral, o estudante EAD chega a se destacar por diversos quesitos que formam seu perfil. Por exemplo, o estudante acaba desenvolvendo um senso de organização e responsabilidade pelo estudo em casa, criando uma rotina de estudos que só depende dele.

Grade curricular

Ademais, a variedade de disciplinas não perde em nada para o estudo presencial. Geralmente, os materiais utilizados na graduação são disponibilizados para o estudante, que pode utilizar de diversas ferramentas. Sendo assim, mesmo não tendo o contato físico, ele pode tirar dúvidas, fomentar debates, realizar avaliações e muito mais.

Tecnologias

Primordialmente, um estudante que depende de recursos tecnológicos em sua graduação se destaca mais nesse meio que um estudante do “papel e caneta”. Assim, os estudantes tendem a se acostumar com o uso de tecnologias e, assim, se destacam por saber lidar com esses recursos no cotidiano.

Desvantagens do ensino à distância

O ensino à distância te prepara para o universo profissional tal qual o ensino presencial. Apesar disso, nem tudo são flores e o EAD também pode deixar a desejar em alguns quesitos e ter algumas desvantagens.

Concentração

Em primeiro plano, vale destacar os múltiplos eventos que podem tirar a sua concentração durante o EAD. Por exemplo, a própria internet, utilizada para os estudos, apresenta um universo imenso, que tira rapidamente a sua atenção.

Falta de contato

À primeira vista, o ensino à distância não te impede de sanar suas dúvidas. Entretanto, falta o contato e cumplicidade que se geram através da intimidade construída no cotidiano presencial. Por exemplo, se você é do tipo de pessoa que precisa do “olho no olho”, vale pensar se essa modalidade é adequada.

Necessidade de organização

Bem como dito acima, é necessário que o estudante se organize e crie um senso de responsabilidade para se graduar no EAD. Isto é, estudantes que não controlam bem seu tempo e não sabem equilibrar os compromissos acabam procrastinando e deixando de lado suas tarefas.

Conexão

De antemão, sabe-se que uma boa conexão de internet é fundamental para o processo das aulas à distância. Entretanto, se existirem problemas de conectividade, o aprendizado pode ser prejudicado. Por exemplo, com a queda do sinal, o estudante perde conteúdos e pode ficar atrasado na matéria.

Isolamento

Por fim, o ensino à distância não proporciona trocas entre os estudantes, como seria no ensino presencial, tanto em questão de conhecimentos quanto de vivências. Isso porque, geralmente, os alunos de EAD tendem a não criar tantos laços entre si, devido ao pouco contato. Assim, eles se acostumam à sensação de isolamento.

Em suma, o ensino à distância pode ser uma ótima modalidade de ensino, visto que pode abrir muitas portas e a maior parte do aprendizado dependerá do estudante. Logo, é necessário ter organização e maturidade para encarar essa jornada que vale à pena. E afirmamos, categoricamente, que o mercado de trabalho aceitou a diplomação via EAD de forma tranquila, sem restrições.

E então, conseguiu compreender as vantagens e desvantagens dessa modalidade? Curtiu e se interessou pelo tema? Fique por aqui! No Tudo Educação você tem acesso a esse e diversos outros assuntos.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos