Educação financeira para crianças com jogos

Educação financeira para crianças com jogos

Emi Emi 01 ago 2022

Você sabia que uma startup gaúcha foi responsável pelo lançamento de uma plataforma de jogos focada em educação financeira para escolas? É isso mesmo! O objetivo da criação é apresentar o mundo das finanças a crianças e jovens através de um método criativo, lúdico e interativo.

Se interessou? Então, vem com a gente! Nós, do Tudo Educação, selecionamos as principais informações sobre essa novidade e aprendizado que ela oferece. Quer entender mais? Continue lendo!

Vá direto ao tópico de seu interesse:

Crianças brincando

O que é uma startup?

Para entender o processo de criação de uma plataforma através de uma startup, é necessário compreender também o conceito de startup. Esse termo vem do inglês e significa “empresa emergente”, tendo como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio.

Dessa forma, é uma empresa advinda de uma ideia diferente, escalável e inovadora, focada em demais áreas.

Plataforma de jogos focada em educação

Agora que você já sabe o que é uma startup e como ela funciona, vamos ao que interessa. A startup gaúcha Blocos Educação desenvolveu uma plataforma de jogos com metodologia única. Em outras palavras, lançou o projeto com objetivo de ajudar escolas na educação financeira e ensino de empreendedorismo entre os estudantes.

Através de um processo criativo e lúdico, os usuários têm a possibilidade de criação de um avatar e, a partir dele, diversão com personagens em múltiplos cenários. Tudo levando em consideração os aprendizados sobre o mundo financeiro.

Público da plataforma

O sistema vem se popularizando entre escolas que tem o objetivo de estimular e reforçar a importância da educação financeira. Logo, ela é destinada a alunos de 6ª série até estudantes do ensino médio.

Os criadores utilizaram o ato de contar histórias, os elementos interativos e a habilidade de ensino do conteúdo para passar as mensagens principais. Nesse sentido, o protagonista da história financeira em questão é o aluno e a startup age como facilitadora do ensino.

Através dos recursos, o jovem é apresentado ao funcionamento das finanças de forma leve e descontraída. Quem não quer aprender assim, não é mesmo? De acordo com o diretor de Educação da Blocos, Diego Angelos, a ferramenta vai além de falar somente do dinheiro propriamente dito, mas também traz conteúdos sobre a psicologia econômica e emoções. Tratando, portanto, de consumo, empreendedorismo e muito mais.

Funcionamento da plataforma

Ainda segundo o diretor, a plataforma visa a transmissão de conhecimentos para a vida de crianças e jovens. Além de já ter impactado o aprendizado de mais de 1,5 mil alunos no Rio Grande do Sul, também consolidou parceria com escolas da Rede Adventista, o Colégio João Paulo I e o Colégio Gush, em São Leopoldo.

Outro nome à frente do projeto e da startup é Marcus Muller, segundo ele, a ideia é melhorar cada vez mais a experiência do usuário. Ele explicou que, atualmente, atingiram retenção média de 45 minutos, tempo em que o aluno passa estudando sem interrupções dentro da plataforma. Seu próximo objetivo é garantir a duração média de 60 minutos, pretendendo também acelerar o crescimento em outras regiões e fortalecer o propósito.

Por fim, vale lembrar que o conteúdo do sistema foi formado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do MEC da 6ª série até o Ensino Médio. Dessa forma, utiliza exemplos reais dos hábitos financeiros ao utilizar termos do cotidiano, como investimento, orçamento, juros, economia, reserva, planejamento financeiro e organização.

Em suma, a educação financeira é a área de ensino cujo propósito é auxiliar indivíduos na escolha de seus rendimentos, investimentos, formas de consumo e em suas decisões no geral. Sendo assim, a plataforma pode ter efeitos nas práticas e visões de mundo a curto prazo e pode ser um investimento nos resultados e investimentos a longo prazo.

E você, se interessou pela plataforma? A tendência é que ela cresça ainda mais e se popularize entre instituições de todo o Brasil. É importante que as crianças e jovens adquiram o quanto antes esse tipo de aprendizado para que possam utilizá-lo da melhor forma quando adultos, se preparando para o mercado de trabalho, por exemplo.

Curtiu o tema? Conseguiu entender a importância de colocar a educação sobre suas finanças em prática? Então, fique por aqui! Só no Tudo Educação você encontra explicações e notícias como essa, dicas de estudo e informações sobre seus temas preferidos. Não fique de fora, fique com o Tudo Educação!

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos