Enem 2021 Está Chegando? Saiba Como se Preparar Para o Exame

Enem 2021 Está Chegando? Saiba Como se Preparar Para o Exame

Maria Julia Maria Julia 18 nov 2021

O Enem 2021 está se aproximando! Nos dias 21 e 28 de novembro acontece o maior exame educacional do país. Essa prova é a mais aguardada entre os jovens e adultos brasileiros que buscam ingressar no ensino superior. Esse período pré-vestibular costuma ser o mais tenso, porque a ansiedade e a tensão tomam conta daqueles que estão se preparando para o Enem.

Por isso, fique tranquilo que se você ainda está com dúvidas sobre o assunto ou quer saber todos os detalhes desse vestibular, acompanhe o conteúdo que o Tudo Educação preparou para você.

Confira os assuntos por tópicos:

O que é o ENEM e a sua importância?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um vestibular aplica uma vez por ano em milhares de escolas e instituições de ensino para jovens e adultos brasileiros. O objetivo desse exame é avaliar o desempenho daqueles que o prestam, e dependendo da sua nota, dá a oportunidade de ingressar em um ensino superior. Através dessa prova, é possível conseguir uma vaga em uma universidade pública, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em uma universidade privada, com o Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Outra forma de ingressar no ensino superior pelo ENEM é através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que é basicamente um financiamento por parte do governo federal que concede ao estudante a possibilidade de cursar a faculdade desejada e pagar o valor total após a conclusão do curso.

Universidades públicas e privadas que aderem ao ENEM

Mesmo que o ENEM seja considerado o vestibular mais conhecido e favorito dos candidatos, existem algumas universidades públicas e privadas que possuem um processo seletivo próprio, mas que também, aderem a nota do ENEM. Assim, o candidato terá mais chances de ingressar no ensino superior. São algumas:

Que aceitam notas do ENEM por meio do Sisu:

  • Unicamp (Universidade de Campinas);
  • USP (Universidade de São Paulo);
  • Unifesp (Universidade Federal de São Paulo);
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR);

Através do Prouni ou do Fies:

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie;
  • Universidade Anhembi Morumbi;
  • Pontifícia Universidade Católica (PUC);
  • Universidade São Judas Tadeu;
  • Centro Educacional Anhanguera;
  • Universidade Paulista (UNIP).

Se quiser saber mais sobre quais universidades aderem a nota do ENEM, os próprios sites oficiais do Sisu e do Prouni disponibilizam todos os nomes.

Receba Novidades

Dicas de preparação para o exame

Enem 2021 Está Chegando Saiba Como se Preparar Para o Exame

Enem 2021: Como se preparar para o exame

Sabemos que a preparação para o vestibular muitas vezes pode ser cansativa, tensa e muito árdua. Quantos jovens e adultos não passam meses se dedicando em simulados e listas extensas de exercícios para conseguir uma vaga em uma universidade? Mas, para tornar esse processo menos “doloroso” e mais prático, separamos algumas para você estudar com mais eficiência na reta final de pré-prova.

Foque nas matérias que você tem maior facilidade

Agora, na reta final, buscar aperfeiçoar os seus conhecimentos para garantir uma boa nota é mais que bem vindo. Isso porque, ao focar nas disciplinas que você tem maior facilidade, garantirá velocidade para você ter mais tempo de responder aquelas questões mais complexas ou até mesmo a redação.

Esteja antenado nas notícias e no que acontece no mundo

Além das questões mais específicas de cada área do conhecimento, o ENEM traz pautas que estão em alta para avaliar se o candidato está antenado nas atualidades. Por exemplo, um dos temas que poderia cair seria os reflexos da pandemia no mundo. Então, confira os assuntos mais debatidos durante o ano, assim como, questões importantes dentro da sociedade brasileira.

Faça exercícios de meditação e respiração

O ENEM é uma prova de resistência, então, investir em exercícios de respiração e meditação podem ajudar na concentração e em um melhor desempenho na hora da prova. Existe uma variedade de vídeos ensinando no YouTube ou até mesmo nas redes sociais para que você escolha qual é o melhor para você.

Crie uma rotina de estudos com intervalos para descanso

Ter uma rotina de estudos é muito importante para você se organizar. E dentro desse planejamento, o ideal seria reservar horários específicos para descanso, principalmente para absorver o conteúdo estudado anteriormente. No intervalo, aproveite para conversar com um amigo, ver o episódio da sua série favorita ou até mesmo brincar com seu pet.

Invista em séries, filmes e músicas para criar repertório na redação

Tão importante quanto garantir uma boa pontuação nas áreas do conhecimento, a redação é importante para elevar ou até mesmo ajudar a melhorar a sua nota. O tema varia a cada ano, e por isso, investir em um amplo repertório poderá facilitar na hora da escrita e reunião de ideias. Investir em séries, filmes, músicas e até mesmo documentários, prova que você sabe identificar onde e como está inserido na sociedade.

Plataformas e aplicativos que ajudam a estudar melhor

As vezes é difícil se concentrar nos estudos quando está com o celular por perto, não é mesmo? Mas que tal unir o foco nos estudos à tecnologia? Existem inúmero aplicativos e plataformas que podem ajudar a estudar melhor e se preparar para a época dos vestibulares.

Quer saber quais? veja abaixo:

  • Trello: para organizar a sua rotina de estudos;
  • Evernote: anotações de aulas e resumos;
  • Mecflix: app do governo federal com vídeos educativos;
  • Duolingo: plataforma para treinar diversos idiomas, inclusive inglês e espanhol;
  • Aprovado: alerta de estudos e horários de intervalos;
  • Easy Study: o app cria uma rotina de estudos de acordo com a sua necessidade;
  • AppProva: diversos simulados e provas para você se preparar;
  • PhotoMath: resolução de exercícios de matemática através do celular;
  • Redação Nota 1000: diversos temas de redação quem podem ser corrigidas online por professores;
  • Geekie Games Enem: acervo com milhares de aulas online.

Qual a melhor aposta para ingressar em uma universidade?

O ENEM continua sendo o vestibular com maior chance de entrada de jovens e adultos no ensino superior, pois, reúne milhares de universidades públicas e particulares do Brasil. Então, se você quer ampliar as suas opções e pensa em concorrer vaga em outros Estados, o ENEM dá essa escolha. No entanto, existem algumas universidades que possuem vestibular próprio, e pesquisar se o seu curso tem nessas instituições, também é uma oportunidade que deverá ser aproveitada. Lembrando que, quanto mais chances, melhor.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos