Faculdade, tecnólogo ou curso técnico: qual escolher? 

Faculdade, tecnólogo ou curso técnico: qual escolher? 

Kezia Kezia 28 abr 2022

Não importa se você está ingressando na vida adulta e escolhendo uma profissão, ou se, simplesmente, descobriu que não se encaixa no que escolheu e deseja mudar de área, a dúvida é sempre a mesma: faculdade, tecnólogo ou curso técnico? Qual é o melhor? Qual você deve escolher? Hoje, nós, do Tudo Educação, iremos apresentar alguns pontos que você deve considerar ao fazer sua escolha. Vem com a gente!  

Escolher um caminho para seguir academicamente ou profissionalmente, não é das escolhas mais fáceis da vida, nós sabemos disso. Mas, é importante não agir por impulso ou na emoção do momento. Por isso, nós estamos aqui para te mostrar algumas opções possíveis e te ajudar na tomada dessa decisão tão importante para a sua vida. Confira agora mesmo! 

Vá direto ao ponto; 

Estudantes de ensino superior
Estudantes de ensino superior

O que é a faculdade? 

Muito se fala sobre a faculdade como um dos principais caminhos para pavimentar um futuro profissional promissor. Mas, o que de fato é essa modalidade de ensino? É uma categoria que podemos chamar de “ensino superior”, geralmente, presente em universidades públicas e privadas. Nela, você escolhe qual carreira deseja seguir, e ao final do curso, recebe um diploma como prova de que está apto para exercer a profissão que escolheu. Ainda dentro dessa modalidade temos o bacharelado e a licenciatura.  

Bacharelado 

De acordo com o Ministério da Educação, MEC, o bacharelado proporciona a formação exigida para que se possa exercer uma profissão. Os bacharelados costumam durar entre quatro e seis anos e, durante esse tempo, o estudante terá disciplinas práticas e teóricas de acordo com a área que escolheu. Ao fim do curso, você receberá um diploma confirmando que você está apto para realizar atividades práticas, pesquisas, consultorias, docência universitária e afins. 

Licenciatura 

Já a licenciatura, segundo o MEC, proporciona ao estudante a possibilidade da docência na educação básica, ou seja, da educação infantil ao ensino médio. Diferentemente do bacharelado, as aulas da licenciatura possuem cunho pedagógico, o que prepara o estudante para ministrar aulas, posteriormente. O curso é concluído em quatro anos e, ao fim dele, os graduados ganham o título de licenciados na área que escolheram.  

O que é o tecnólogo?  

Segundo o MEC, os cursos tecnólogos são graduações com uma duração menor do que as citadas acima, chegando em média, a dois ou três anos. Além disso, os alunos possuem uma carga maior de aulas práticas, e menos aulas teóricas. Essa modalidade prepara o estudante para ingressar no mercado de trabalho de forma, consideravelmente, mais rápida. Ao completar o curso, o aluno recebe o diploma de tecnólogo na área que escolheu, como por exemplo, tecnólogo em Eventos.  

O que é o curso técnico? 

Já os curso técnicos são uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro. Assim como os técnologos, os cursos técnicos são mais focados no mercado de trabalho e nas aulas práticas. Entretanto, possuem uma duração, em média, de de um ano e meio à dois anos, e se encontram entre o ensino médio e o ensino superior. Por esse motivo, os cursos técnicos podem ser realizados logo após o ensino médio ou, até mesmo, durante, com matérias integradas. No Brasil, os cursos técnicos possuem três subcategorias, são elas: 

Curso Técnico Integrado 

O curso técnico integrado, substitui, em partes, o ensino médio, e pode ser feito logo após a finalização do ensino fundamental e inicio do ensino médio. Ao final do curso, o estudante recebe o diploma do ensino médio e o certificado de conclusão do curso técnico escolhido.  

Curso Técnico Externo  

Como o nome já diz, se trata do curso separado do ensino médio, é feito paralelamente. Mas, para isso, primeiramente, o estudante deve terminar o primeiro ano do ensino médio. Nesse caso, você pode optar, por exemplo, realizar o ensino médio durante a manhã e o ensino técnico durante o período da tarde.  

Curso Técnico Profissionalizante 

Essa é uma modalidade para quem já concluiu todo o ensino médio, mas ainda desejar ter uma formação técnica. É uma ótima opção se você deseja entrar, rapidamente, no mercado de trabalho. Entretanto, é um curso menos aprofundado do que um tecnólogo ou uma faculdade.  

Qual escolher? 

Agora que você já sabe como funciona cada uma das modalidades, vem a pergunta “mas qual devo escolher”? Todas são ótimas opções, o que você realmente deve levar em conta é o que projeta para você no presente e no futuro. Se quer um estudo mais aprofundado, vivência universitária ou se deseja entrar no mercado de trabalho o mais breve possível. Por isso, aconselhamos que faça uma análise sobre suas metas e compare com o que cada modalidade pode oferecer. Entretanto, lembramos que, sempre é possível começar um curso novo, de uma outra forma, ou em outra área, então, não pense que essa é uma escolha que você só poderá fazer uma vez. Seja maduro o suficiente para entender suas vontades e aptidões e, no fim, você realizará a escolha mais certa para você! 

Gostou do nosso artigo? Esperamos que ele tenha sido válido para você. E não se esqueça, independentemente do que escolher, aproveite os estudos, dê o seu melhor e seja feliz com sua decisão, pois isso é o mais importante!  

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos