Imaginar seu futuro faz você mais feliz

Imaginar seu futuro faz você mais feliz

Kezia Kezia 01 mar 2022

Você já parou para imaginar o seu “eu do futuro”? Sabemos que sim! Muitas expectativas e planejamentos estão atrelados a esse tipo de pensamento. Mas, você sabia que imaginar o seu futuro não é nenhum problema? Nós, do Tudo Educação, viemos te explicar o porquê.  

Pensar no futuro, muitas vezes, pode nos deixar ansiosos, cheios de expectativas, e até com um certo medo. Mas, é importante saber visualizar sua vida num futuro próximo, pois, por outro lado, isso nos traz motivação no tempo presente. Vem com a gente! 

Veja agora mesmo: 

Jovem pensando
Jovem pensando

Diferentes formas de se imaginar no futuro 

Segundo a psicologia, ao se colocar na posição de se ver no futuro, as pessoas tendem a ter respostas diferentes. Algumas pensam no “eu” do futuro como uma extensão de quem se é hoje. O que acaba resultando em atitudes mais ponderadas, serem mais responsáveis com seu dinheiro e éticas nas relações com terceiros. Em resumo, estão dispostas a facilitar a própria vida futura.  

Por outro lado, existem pessoas que enxergam o “eu” do futuro como um total estranho, sem nenhuma ligação com quem se é no presente. Geralmente, são pessoas que possuem um comportamento menos responsável, e que não se preocupam com as consequências de seus atos a longo prazo.  

De qualquer maneira, existem estratégias que podem fazer com que você se enxergue no futuro, de maneira mais empática consigo mesmo, de forma que entenda que quem você irá se tornar, não é um completo estranho, mas sim, uma extensão do seu próprio “eu”. Gerando assim, uma relação mais saudável com você mesmo, com consequências positivas para a sua saúde, vida financeira e relações interpessoais.  

A origem filosófica para essa afirmação 

No século 18, o filósofo inglês, Joseph Butler, já fazia afirmações sobre o benefício de conseguir se enxergar futuramente. Segundo ele, se ao pensar no seu “eu” do futuro, você não vê a si mesmo, mas sim, vê um completo estranho ou alguém pouco parecido, o seu “eu” do presente não se interessa pelo o que o seu “eu” do futuro poderá vir a sofrer. 

Ou seja, estar conectado com quem você será no futuro, traz uma melhor análise das situações presentes, considerando as consequências positivas e negativas, que, de uma forma ou de outra, farão parte de quem você será.  

Ser positivo é um fator importante para esse processo, pois assim, você terá motivações para realizar planejamentos e estará disposto a realizá-los para garantir o seu bem-estar, nos tempos que ainda virão. 

A importância do planejamento para uma carreira de sucesso 

É claro que nós, da Tudo Educação, não poderíamos deixar de abordar um assunto que, para muitos, pode ser um bicho de sete cabeças: o famoso vestibular. 

Os vestibulares são a forma mais comum para conseguir uma vaga na universidade e assim, conseguir um diploma profissional. Mas, muitas vezes, a concorrência pode assustar um pouco, e nós compreendemos perfeitamente!  

Entretanto, existem algumas maneiras de se planejar e não deixar tudo para cima da hora, de forma que o seu “eu” do futuro não venha se arrepender por não ter estudado um pouquinho mais.  

É muito importante, antes de tudo, ter uma rotina muito bem organizada e manter a disciplina. Assim, você consegue visualizar os melhores momentos e dias da semana para dar aquela estudada, principalmente, nos assuntos em que possui mais dificuldade.  

Outro ponto valioso, é sempre estar de olho nas notas de corte do curso desejado, e isso você pode encontrar no site da Universidade que deseja. Muitas vezes, as notas nas competências avaliadas possuem pesos diferentes para compor a nota final. Por isso, fique atento e dê aquele gás nas competências de maior peso para conseguir a tão desejada aprovação! 

Planejar os estudos para o vestibular é estar conectado com a pessoa e, claro, o profissional que você deseja ser futuramente. Por isso, é primordial encarar esse processo de forma positiva, sabendo dos benefícios que isso trará ao seu “eu” do futuro. Tenha em mente que, daqui a alguns anos, você será grato a você mesmo e ao tempo investido para sua própria satisfação e felicidade

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos