Jogos podem ajudar no aprendizado?

Jogos podem ajudar no aprendizado?

Renan Renan 10 mar 2022

Os jogos de videogame são cada vez mais populares, e a indústria dos games é uma das que mais cresce em todo o mundo. Muitas vezes, os videogames são associados apenas a efeitos negativos. Isso também foi agravado quando, em 2018, a Organização Mundial da Saúde, classificou o “vício em jogos eletrônicos” como um transtorno de saúde mental. Em janeiro de 2022, com a publicação da chamada “CID-11”, “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”, a decisão foi confirmada. Claro que, como todas as práticas, o excesso pode causar problemas, e devemos estar atentos.

Porém, os jogos provam cada vez mais possuir um estimado valor, e causar efeitos positivos, quando bem utilizados. Uma das maneiras que mais tem se tornado comum no uso dos games, é no auxílio da educação. Nos acompanhe nesse artigo, onde nós, do Tudo Educação, mostraremos como os games podem ser um valoroso recurso pedagógico, ajudando no aprendizado.

Navegue pelos tópicos que separamos para você:

Jogos educativos para crianças
Jogos educativos para crianças

Jogos educativos

O primeiro tópico que devemos citar são os jogos de educação, ou seja, aqueles feitos com o objetivo de auxiliar no aprendizado. Esses jogos são pensados e desenvolvidos com a intenção de ensinar sobre determinados assuntos, expandir conceitos, além de desenvolver e reforçar aprendizados. Muitas vezes, as equipes que fazem os jogos educativos, contam com o auxílio de profissionais da educação, sejam professores ou especialistas em assuntos específicos. Dessa forma, temos games que são inteiramente pensados para auxiliar no aprendizado.

São diversos exemplos, de várias categorias, destinado a todos os tipos de público. Temos jogos que abrangem diversas disciplinas, como os de matemática, português, inglês, espanhol, geografia, dentre outros. Muitos dos games apresentam diversos níveis, para auxiliar desde crianças que iniciam na vida escolar, até os estudantes de ensino superior. Outros jogos são inteiramente desenvolvidos para determinado público, aprofundando ainda mais em maneiras específicas de auxiliar os jogadores.

Dentre os principais exemplos de jogos educativos, podemos citar sites como o Escola Games, HVirtua, Smartkids, além de diversas opções para smartphone, disponíveis nas principais lojas de aplicativos, a Play Store e App Store.

Jogos que exercitam a mente

Além dos jogos para aprender, feitos com um viés totalmente educativo, destacamos ainda a importância de outra categoria de games, os que exercitam a mente. De forma geral, aqui, falamos de jogos que, por consequência, auxiliam no aprendizado, ou no exercício de práticas que ajudam a educação. Também são diversos os exemplos, com categorias variadas, para usuários de todas as idades.

Temos games de raciocínio lógico, muitas vezes separados na categoria “puzzle” ou “quebra-cabeças”. São jogos excelentes, que auxiliam no desenvolvimento e na melhora da cognição, coordenação e lógica. Alguns dos principais games apresentam categorias que já trouxemos para você em outras publicações, aqui no TudoEducação, estando entre os jogos de português e matemática.

Outros games que podem ser citados, dentre os que exercitam a mente, são os jogos “trivia”, ou “de perguntas e respostas”. São games extremamente populares, em diversas plataformas, que exploram os conhecimentos gerais dos jogadores, em partidas competitivas, nas quais vence quem acertar mais questões. Esses games apresentam temáticas variadas, e atingem diversos públicos, com questões multidisciplinares. Os jogos da série “Perguntados”, o “Trivia360” e o “94%”, são ótimos exemplos, dentre os mais famosos para dispositivos móveis.

Ainda é válido lembrar os jogos que narram uma história, que podem ser muito valiosos para prática de diferentes idiomas, por exemplo. Como a maioria dos games é em inglês, estar imerso em uma narrativa interativa, que ocorre com frequência, pode auxiliar bastante aqueles que praticam o aprendizado da língua estrangeira. Ademais, lembramos ainda alguns jogos que narram fatos históricos, e podem, brevemente, lembrar fatores importantes para matérias como história e geografia.

Os games para lazer

Por fim, iremos agora falar sobre os jogos que não são destinados a educar, tampouco auxiliam de maneira indireta com a prática de exercícios. Aqui, falaremos da importância dos videogames, em seu uso mais comum, o lazer.

Afinal, seja para um estudante de ensino fundamental, médio, pré-vestibular, ou até mesmo de ensino superior, é importante manter uma rotina balanceada, entre estudo e lazer. É comum e real, dizermos que “nada em excesso faz bem”, e isso não é diferente para os estudos. Ter o seu dia programado de forma que você consiga estudar o que é necessário, sem causar a total exaustão, é extremamente importante. Devemos saber manter em equilíbrio os estudos, as outras responsabilidades, a vida social e o lazer. E, para muitas pessoas, os jogos funcionam como a principal forma de entretenimento.

E nessa categoria, entram os mais diversos games, sejam eles os arcades mais simples, jogos retrô, RPGs, games que contam uma história ou até mesmo os jogos competitivos. São diversas opções, que podem promover o relaxamento e a diversão, através de progresso, conquistas, histórias interativas ou apenas para passar o tempo, um pouco longe das responsabilidades. Claro, devemos lembrar sempre de manter o equilíbrio, e temos de tomar cuidado para os games não invadirem o espaço de outras tarefas, sendo assim, aliados na rotina, e não obstáculos.

Portanto, podemos concluir que sim, os jogos podem ajudar no aprendizado, quando utilizados da maneira correta. Então, você pode explorar nossos outros artigos, em busca de jogos educativos ou pesquisar um pouco mais sobre aqueles que auxiliam com os exercícios. Outra opção que pode ser viável, é incluir os games como uma maneira de entretenimento na sua rotina. São diversas opções para serem exploradas e testadas.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos