Novo Ensino Médio: veja o que muda esse ano

Novo Ensino Médio: veja o que muda esse ano

Maria Julia Maria Julia 17 jan 2022

O Novo Ensino Médio é um projeto do Ministério da Educação que visa dar ao jovem o protagonismo em sua carreira acadêmica. É uma metodologia de aprendizado que oferece ao estudante a liberdade de aprofundar nas áreas de conhecimento desejado, com formação técnica e profissionalizante.

E, devido às modificações que serão feitas nas escolas de todo país para adaptar o novo modelo de educação, muitas dúvidas surgiram entre pais, alunos, professores e demais participantes da sociedade.

Por isso, nós do Tudo Educação, resolvemos ajudar você a compreender melhor o novo ensino médio, esclarecendo algumas dúvidas mais comuns. Acompanhe nosso artigo.

Quer ir direto ao ponto? Navegue por tópicos:

Alunos estudando
Alunos estudando

O que é o novo ensino médio?

Novo Ensino Médio é o nome dado as alterações feitas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o estabelecimento de uma mudança na estrutura do ensino médio. Será ampliado o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais, definindo assim, uma nova organização curricular. Haverá a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os “itinerários formativos”, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Essa mudança tem como objetivos garantir a educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje.

Receba Novidades

Como funcionará o Novo Ensino Médio?

O projeto do novo ensino médio entrará em vigor agora, em 2022, porém, só para os alunos do primeiro ano. Para 2022, serão os alunos do segundo ano e, 2023, os de terceiro ano, e até 2024 estará em todas as turmas do país. A mudança aumentará a carga horária total, ao longo dos três anos, passando das atuais 2400 horas para 3 mil horas. Dessas, 1800 horas serão destinadas para as disciplinas obrigatórias da base Nacional Comum Curricular e 1200 horas para os itinerários formativos. Toda escola, pública ou particular, terá que oferecer pelo menos uma opção complementar para seus alunos. São cinco itinerários que a escola pode ofertar, entre eles, o de formação técnica e profissional. Os próprios alunos escolherão qual cursar, segundo as áreas de seu interesse e seus projetos  de vida e de carreira. Portanto, a nova grade de ensino curricular será assim apresentada:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias ciências;
  • Humanas e sociais aplicadas;
  • Formação técnica e profissional.

Vale lembrar que essas áreas vão abranger todas as disciplinas que já existiam, com isso, nenhuma delas será removida da grade.

 O que são os itinerários formativos?

Os itinerários formativos são conjuntos de disciplinas, projetos e oficinas que os estudantes poderão escolher cursar durante o ensino médio. São a principal mudança e uma excelente novidade, pois substituem o currículo único por um modelo de aprendizagem mais flexível e diversificado. Isso faz com que os estudantes sejam melhor atendidos em suas necessidades, tanto profissionais quanto sociais.

Sendo assim, o novo ensino médio será organizado a partir de diferentes arranjos curriculares, conforme a importância para a comunidade escolar de cada localidade e as possibilidades das instituições de ensino.

Os itinerários formativos serão estruturados em formatos de aulas dinâmicas, não somente em aulas expositivas. Oficinas, grupos de estudos, laboratórios, projetos, entre outros, serão obrigatórios para desenvolver atividades de participação mais ativa e engajada dos estudantes.

Benefícios para os estudantes com o novo ensino médio


O Novo Ensino Médio tem como objetivo principal atender às necessidades e às expectativas dos jovens, enquanto possibilita que escolham o itinerário formativo em que desejam aprofundar seus conhecimentos. O ponto principal, é que haverá mais tempo para os estudantes se aprofundarem em conhecimentos específicos que vão agregar e são importantes para o futuro profissional que cada um escolher.

E isso contribui para o desenvolvimento do projeto de vida e carreira dos alunos, já que as escolas irão privilegiar atividades que promovam a cooperação, o pensamento crítico, o desenvolvimento de ideias, o entendimento de novas tecnologias, a compreensão e o respeito.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos