O que é um tecnólogo?

O que é um tecnólogo?

Emi Emi 29 mar 2022

Devido à diversidade de perfis e à competitividade no meio profissional, muitos estudantes estão buscando inovar no processo da sua formação. É o seu caso? Você está buscando uma graduação menos longa e mais focada nas práticas do mercado?

Nesse texto, nós, do Tudo Educação, explicaremos para você o que é um tecnólogo, os cursos tecnólogos mais populares, suas vantagens, desvantagens e características gerais.

Vá direto ao ponto:

Jovem estudando
Jovem estudando

O que é um tecnólogo?

Desde já, vale ressaltar que tecnólogo é um curso de ensino superior, focado nas aplicações do mercado de trabalho. Além disso, esse curso de graduação tecnológica tem a duração média de dois a três anos.

Assim como os demais cursos de graduação em nível superior, o tecnólogo requer que o estudante tenha ensino médio completo para realizar seu ingresso.

Nesse sentido, o tecnólogo tem o foco em preparar o estudante para o mercado de trabalho, sendo assim, ele é marcado fortemente pelo ensino prático. Contudo, há também matérias teóricas, como em qualquer graduação.

O objetivo de profissionalização faz com que muitas pessoas o confundam com um curso técnico. Entretanto, o curso técnico é uma formação de nível intermediário, enquanto o tecnólogo, é de nível superior.

A formação permite que o tecnólogo atue em áreas que necessitam de mão de obra qualificada e, também, em funções determinadas. Como essa formação é muito específica, o profissional pode trabalhar na área de graduação e em suas subáreas.

As áreas dos cursos tecnólogos

Os profissionais podem escolher entre mais de 130 cursos disponíveis, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNST). São diversas áreas, tais como:

Ambiente e saúde

A área conta com nove cursos. Além disso, oferece carreiras disponíveis em estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia, saneamento ambiental e sistemas biomédicos.

Controle e Processos Industriais

A área é extensa, e conta com catorze cursos. Ela oferece, também, carreiras em automação industrial, eletrônica industrial, eletrotécnica industrial, gestão da produção industrial, manutenção de aeronaves, manutenção industrial, mecatrônica industrial e processos metalúrgicos.

Gestão e Negócios

A área oferece treze cursos. Disponibilizando, então, carreiras em comércio exterior, comunicação institucional, comunicação pública, empreendedorismo, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão de cooperativas, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing, negócios imobiliários, processos gerenciais e secretariado.

Cada área conta com seus determinados cursos e designadas subáreas de atuação. Além das áreas citadas, há também: Desenvolvimento Educacional e Social, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Recursos Naturais, Produção Industrial, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Atividades desempenhadas por tecnólogos

Mesmo que o tecnólogo tenha uma área de atuação específica, ele pode se desenvolver nas mais variadas atividades, como:

  • Coordenar equipes e projetos;
  • Gerir pessoas e processos;
  • Desenvolver projetos;
  • Avaliar e vistoriar;
  • Analisar tecnicamente sua área de atuação;
  • Operar equipamentos específicos;
  • Instalar aparelhos;
  • Treinar profissionais na sua área de atuação;
  • Elaborar procedimentos técnicos;
  • Desenvolver pesquisas na área.

Os cursos tecnólogos mais populares

Primeiramente, os cursos tecnólogos se tornaram muito populares entre aqueles que desejam otimizar seus serviços em uma função. Nesse sentido, selecionamos para você, algumas das opções de cursos mais buscados por quem optou pela graduação tecnológica:

  1. Empreendedorismo;
  2. Logística;
  3. Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  4. Marketing;
  5. Design.

A graduação tecnológica tem diversos benefícios, um deles é o tempo de duração, que possibilita uma rápida entrada no mercado. Além disso, seu diploma é válido em todo Brasil e deveras requisitado pelos empregadores, devido ao foco na aplicabilidade das funções de trabalho.

Ademais, os cursos têm média de custo menor que as demais graduações, tornando-os mais acessíveis.

Os graduados em cursos tecnólogos tendem a receber menores salários, se comparados aos profissionais formados em bacharelado nas mesmas áreas. Do mesmo modo que pode ser mais difícil encontrar uma vaga na área específica de formação, pela falta de amplitude na graduação, que tem foco único.

Em resumo, os cursos de tecnólogo são cada vez mais comuns e populares. Se você tem o desejo de se graduar em um curso de ensino superior e, ao mesmo tempo, a necessidade de ingressar rapidamente no mercado, esses cursos são para você.

Agora que já sabe tanto sobre essa modalidade de graduação, você se interessou por algum dos cursos, carreiras ou áreas apresentadas? Quer saber mais? Acompanhe o Tudo Educação e fique por dentro desse e de outros temas relacionados.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos