Os Desafios da Educação Após a Pandemia

Os Desafios da Educação Após a Pandemia

Maria Julia Maria Julia 05 nov 2021

O setor educacional teve seus déficits escancarados durante a pandemia causada pelo coronavírus no Brasil. Isso porque, para um país que existe 100% em seu modo presencial, a educação em sua totalidade enfrentou muitos contratempos na adaptação em um ambiente totalmente online. E, com a volta gradativa para o ensino presencial em muitas partes do país, principalmente para o próximo ano, devemos nos preparar para os desafios da educação após a pandemia.

Confira mais sobre:

Diferença social: um fator segregador no ensino online

A diferença social é um dos principais pontos que explicam os desafios enfrentados por professores e alunos, em especial da rede pública brasileira, para darem continuidade nos estudos durante a pandemia do coronavírus.  

Isso ocorre porque falta estrutura nas residências de alunos, em sua maioria de baixa renda, para sustentar a aprendizagem fora das instituições de ensino. Não ter um equipamento adequado, uma internet com qualidade, ou até mesmo um local apropriado para estudos, afeta diretamente no desempenho desses estudantes. 

Os desafios enfrentados na educação foram muitos e, devemos dizer que ainda não foram solucionados. Mas de um modo geral, mesmo sem uma ajuda efetiva do Estado, não impossibilitou as instituições a darem (à sua maneira) continuidade nos estudos de milhares de estudantes no país.

Receba Novidades

Mas, como ter um bom desempenho na aula online? 

E para você, jovem, que busca por um melhor desempenho no ensino online, separamos 5 dicas para que consiga focar nos estudos e garantir excelentes resultados no EaD:

Dica 1: Procure por um ambiente que se assemelhe à sala de aula 

Antes de iniciar na aula online, certifique-se de estar em ambiente claro, sem ruídos, e que se assemelhe à sala de aula, assim seu cérebro irá associar o local escolhido ao espaço escolar, prestando mais atenção.

Dica 2: Faça Resumos

Educação Após a Pandemia
Dicas para otimizar sua educação após a pandemia

Após as aulas, faça pequenos resumos do que foi passado pelo seu professor. Depois, consulte vídeos no YouTube para melhor fixação do conteúdo na sua mente.

Dica 3: Tenha pequenas pausas entre os estudos para descansar 

Descansar a mente é o mais importante durante longas horas de estudo. Dar um momento de descanso ao seu cérebro poderá ser muito vantajoso para a absorção mais efetiva do conteúdo. Faça pequenas pausas entre leituras extensas, listas de exercícios. Você verá que seu desempenho será muito melhor!

Dica 4: Desligue aparelhos eletrônicos ou ative o modo “não perturbe” 

A maioria dos smartphones vem com a função “Não perturbe”. É muito comum, durante as aulas, nos distrairmos com a fala do professor e ficarmos o período da aula no celular. Por isso, para que você consiga focar no conteúdo, ative essa função ou desligue o aparelho e guarde-o em um lugar de difícil acesso.

Dica 5: Pesquise por perfis que dão dicas de estudos 

Mesmo saturados do ambiente online, utilize a tecnologia a seu favor. Existem milhares de perfis nas redes sociais que dão dicas de estudos, compartilham diversos conteúdos, métodos de aprendizagem, dicas de papelaria e muito mais.

 

O que se espera da educação após a pandemia?

De fato, a pandemia trouxe muitos desafios para todos os setores, ainda mais o educacional. No entanto, a adaptabilidade para o ambiente online, facilitou a conexão entre alunos e professores de diferentes partes do país e até mesmo do mundo, enriquecendo a troca de conhecimento entre ambas as partes.  

Por isso, o que se espera da educação após a pandemia, é de que, o sistema híbrido prevaleça. Em algumas instituições de ensino superior, por exemplo, já inseriram na grade curricular de muitos cursos, disciplinas online, para o aluno cursar, além das presenciais.  

Devemos dizer que não só o Brasil, como o mundo, se adaptou ao modo virtual, e isso se reflete também na educação brasileira. Por essa razão, espera-se que tenha mais investimentos nesse setor, para que, além de criarmos jovens imersos no novo mundo, também possamos modernizar o futuro da educação do Brasil.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos