Projetos educacionais que você precisa conhecer

Sabemos que nosso país caminha a passos lentos a respeito da educação, mas, tem muita gente por aí limpando a poeira da roupa e indo à luta, sabia? Por isso, hoje, nós, do Tudo Educação, trouxemos alguns projetos educacionais para você conhecer e, quem sabe, se inspirar a fazer o mesmo!
A educação é, sem dúvidas, um dos pilares mais importantes de uma sociedade, pois, sem ela, não há formação de cidadãos com senso crítico, com visão de futuro, e capazes de transformar o país. Por esse motivo, a criação de projetos educacionais que incentivem crianças, jovens e adultos, é de suma importância. Venha conhecer projetos que já fazem a diferença na vida de diversos brasileiros que estão espalhados por todo o país!
Vá direto ao ponto:

A importância da educação na formação do cidadão
Muito mais do que a gente pensa, a educação vai além de conhecimentos teóricos. A importância da educação se revela nas mais diferentes esferas da vida pessoal e da vida em sociedade. Ainda, segundo o dicionário Aurélio, a educação pode ser definida como “aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas”. Viu como podemos ir mais além da relação aluno, professor e sala de aula?
A educação é o processo que facilita a aprendizagem ao fazermos aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, senso moral e ético, hábitos e crenças. A forma de educação que mais estamos habituados, é a educação formal, passada por educadores que possuem um conhecimento prévio e criam essa ponte entre o aluno e o saber.
Ainda assim, a educação vai além daquilo que é aprendido na escola, é o exercício do conhecimento que é estabelecido através de interações sociais, fundamentais para uma vida em sociedade. Por meio do processo de socialização do indivíduo, é possível construir novas perspectivas de vida e realizar a integração com outras pessoas, aprimorando, ainda mais, sua qualidade de vida.
Projetos educacionais que você precisa conhecer
Bom, já conseguimos entender que a educação é realmente uma parte primordial para a formação de uma sociedade, não é mesmo? Que tal vermos alguns projetos educacionais que contribuem para isso? Veja abaixo!
1. Fundação Abrinq
Com sede em São Paulo, mas com atuação em todo país, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e pelo Adolescente, foi fundada em treze de fevereiro de 1990, através da Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), pela Constituição Federal Brasileira (1988) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). O objetivo da instituição é promover ações públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais, para prestação de serviços ou defesa de direitos, e articulação política e social a favor dos direitos da criança e do adolescente.
2. Todos pela Educação
Criada em 2006, a organização “Todos pela Educação” atua em todo o país, visando engajar o poder público, objetivando o compromisso de assegurar o direito à educação básica de qualidade para todos os cidadãos. A instituição procura proporcionar condições de acesso à educação para todos, de 4 a 17 anos, com alfabetização plena até os 8 anos de idade, além de aprendizado adequado ao ano, conclusão das etapas nas idades adequadas e uma boa gestão e maior ampliação e dos recursos investidos na educação básica.
3. Projeto Urerê
Com sede no Rio de Janeiro, localizado no Complexo da Favela da Maré, o projeto atende, atualmente, 430 crianças e jovens, por ano. A organização é uma escola com uma metodologia diferente, própria para crianças e jovens com bloqueios cognitivos e emocionais, causados pela exposição constante a traumas e violência.
4. Instituto Ayrton Senna
A criação do instituto já era um desejo do famoso piloto de fórmula 1, que, infelizmente, nos deixou de forma precoce. Entretanto, sua família decidiu, em 1994, retomar o projeto, e a ONG foi criada, com sede em São Paulo, mas, realizando projetos por todo o país. O instituto tem como objetivo diminuir as desigualdades sociais por meio da educação, atuando com adolescentes. Dessa forma, a ONG procura desenvolver soluções para garantir educação de qualidade nas redes públicas de ensino por todo o Brasil. O impacto dessa ação? Até dois milhões de crianças e jovens de quase todos os estados do país, anualmente, fazem parte desse projeto.
São projetos como os citados acima, que promovem as mudanças que ocorrem e ocorrerão no futuro do nosso país. Assim como esses, existem muitos outros projetos que atuam por comunidades de todo o Brasil. Você já pensou em participar de algum? Comece a promover ações no seu próprio bairro, ou procure alguma ONG que atue perto de você. Logo, você notará a diferença! Estamos todos juntos pela educação e pelo bem-estar da sociedade!